* Hipotremata (456 espécies): mais diversificadas do que os tubarões, originaram-se dos tubarões esqualóides primitivos, mas são isolados da linhagem filogenética de tubarões atuais.
* Têm especializações para o habito bentônico (como os tubarões esqualóides) e de comer alimentos duros (dentes com coroas achatadas, boca adaptada à sucção no substrato.
* Algumas têm cauda alongada e larga, com duas nadadeiras dorsais e uma caudal, outras têm cauda em forma de chicote, onde as nadadeiras dorsais foram substituídas por um espinho dorsal grande, serrilhado e venenoso.
Raia Elétrica
* Algumas são capazes de emitir cargas elétricas em graus variados, usadas para comunicação ou para capturar presas.
Raia Manteiga
* São achatadas dorsoventralmente e nadam por ondulações das nadadeiras peitorais muito expandidas. As escamas placóides limitam-se fileiras rígidas e afiadas na linda dorsal mediana.
* Alimentam-se basicamente de invertebrados bentônicos, permanecendo parcialmente enterradas e quase invisíveis sob uma fina camanad de areia, exceto por seus olhos proeminentes, que observam os arredores. As maiores espécies nadam em mar aberto e alimentam-se de plâncton, como os maiores tubarões.
Raia
* Algumas são ovíparas e outras vivíparas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário